Fornalhas da Weco secam grãos nos grandes silos para produtos agrícolas

Fornalhas da Weco secam grãos nos grandes silos para produtos agrícolas

KEPLER WEBER

Uma das principais fabricantes de caldeiras do Brasil, e uma das poucas grandes indústrias de Porto Alegre, a Weco S.A. Indústria de Equipamentos Termomecânicos, está completando 50 anos de atuação neste mês de junho. Produz completa linha de equipamentos, com os mais recentes avanços da tecnologia mundial no setor. À época de sua fundação, nos anos 1960, fabricou para a Kepler Weber S.A. fornalhas a óleo para secadores de cereais produzidos pela empresa de Panambi. Posteriormente, projetou e desenvolveu queimadores de óleos leves e pesados, caldeiras a óleo diesel e óleo combustível, fornos metalúrgicos e evaporadores a vácuo. Com a crise do petróleo em fins de 1977, produziu fornalhas e caldeiras a carvão mineral disponível na região Sul do País, em caráter pioneiro no País. Também desenvolveu equipamentos para queima de lenha e outros combustíveis alternativos, como casca de arroz e bagaço de cana. Fabrica caldeiras para calefação e água quente para banhos, autoclave para vulcanização e esterilização, trocadores de calor, vasos de pressão e tanques metálicos. Também distribui equipamentos de marcas internacionais, como os queimadores para óleo diesel ou gás suecos da Bentone, os da finlandesa Oilon, radiadores italianos para sistemas de calefação e lã de vidro da Isover. Agora, vai comercializar sistemas de secagem de madeira da italiana BIGonDRY.

Eventos

A empresa 4INN Eventos, de Leila Pessine, está comemorando 15 anos e começou a atuar também no segmento de festas infantis. O lançamento do novo serviço será dia 8 de julho, no Festas-Mostra de Ambientes Decorados e Serviços para Eventos, na Casa NTX.

Energia elétrica

Embora o Brasil não esteja lá muito bem das pernas em matéria de produção de energia elétrica, começou a exportar, ontem, até 2.100 MW médios de potência para a Argentina. A comercializadora Tradener está usando a Estação de Frequência de Garabi-Garruchos, nas Missões, no Rio Grade do Sul. Walfrido Ávila, presidente da Tradener, garante que não haverá prejuízo à segurança energética brasileira porque a energia vem de usinas termelétricas que atualmente não estão operando. Segundo ele, a venda, até 2018, renderá meio bilhão de reais mensais ao Brasil.

Os mais buscados

A segunda edição do Índice iCarros, que traça um panorama do setor automotivo, aponta que o Hyundai HB20 superou o Honda HR-V e tornou-se o zero quilômetro mais procurado do Brasil no primeiro trimestre de 2016. O Jeep Renegade ocupa a quinta posição. O Ford Focus Sedan S 2.0 16V PowerShift 2015 lidera a relação dos modelos que mais se desvalorizaram ao longo do último ano, anotando queda de 21% no seu valor. O índice lista, ainda, quais os cinco veículos mais buscados do Rio Grande do Sul nos primeiros três meses deste ano: Gol, Corolla, Civic, Palio e Celta, respectivamente.

Pelo emprego

Os trabalhadores da Dana Holding, em Gravataí, aprovaram termo que busca garantir empregos na empresa. Em assembleia promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, concordaram em ampliar a redução de jornada de trabalho e o percentual de desconto salarial.

Polêmico

Um dos temas mais polêmicos no setor imobiliário e da construção civil em Porto Alegre será debatido, hoje, às 8h30min, em café da manhã na Sociedade de Engenharia-RS: a demora da prefeitura na aprovação de projetos. O Sindicato da Indústria da Construção vai apresentar números.

Danilo Ucha

Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Compartilhe!