Brasil apresentará candidatura à presidência do Codex Alimentarius e debaterá comércio global

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, participará nesta quinta-feira (30) da reunião do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra (Suíça). Também faz parte da agenda de Novacki de reuniões bilaterais com embaixadores de países membros da OMC, como China, Estados Unidos e Coreia do Sul, além da União Europeia, para tratar de temas de interesse comum.

Nesses encontros, o secretário-executivo do Mapa defenderá a candidatura brasileira à  presidência da Comissão do Codex Alimentarius – referência mundial para elaboração de normas sobre alimentos.

As eventuais disputas comerciais na OMC, de interesse do Mapa, também estarão na pauta do secretário. Ele reforçará ainda as negociações coordenadas pelo ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) durante as reuniões dos Ministros de Agricultura do G-20, na China, ocorridas no início de junho.

A agenda de Novacki em Genebra começa nesta terça-feira (28), quando ele será recebido pela Encarregada de Negócios da Missão do Brasil na OMC, Márcia Donner. Na quarta-feira, ele terá reuniões com representantes da diretoria-geral da OMC, embaixadores de missões na OMC e com a presidente do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da OMC, Marcela Otero.

A última atividade de Novacki será no sábado (2), quando participará da reunião final de coordenação da Missão do Brasil junto à OMC.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de comunicação social

Fonte : Mapa

Compartilhe!