Ex-ministro da Agricultura diz que está à disposição para ocupar o espaço que Blairo Maggi determinar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Especialistas fazem análise do futuro do agronegócio em novo governo
Temer assume o governo e anuncia novos ministros
Saiba quem é o novo ministro da Agricultura
Ex-ministro da Agricultura e ex-secretário de Política Agrícola, Neri Geller está acertando os detalhes para retornar à pasta. O convite já foi feito, mas ainda não está certo para qual secretaria. “Estou à disposição para ocupar o espaço que o ministro determinar”, afirmou Neri, em conversa rápida por telefone na noite desta quinta-feira, dia 12.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi vai começar a definir a equipe nesta sexta-feira. O atual secretário de Defesa Agropecuária deve ser mantido no cargo, se depender das opiniões dos parlamentares ligados agronegócio e próximos a Maggi. É que, para eles, o funcionário de carreira do ministério Luis Eduardo Rangel está desempenhando um bom trabalho na secretaria e não precisaria ser substituído.

Outro que pode voltar à Agricultura ou ocupar uma secretaria no Desenvolvimento Social e Agrário é Caio Rocha, que foi secretário de Cooperativismo e do Produtor Rural na gestão de Kátia Abreu. Ele estava na cerimônia de posse dos ministros, acompanhando Osmar Terra, que assumiu a pasta do Desenvolvimento Social e Agrário. “Eu estou conversando com ele para trazer para o Desenvolvimento Rural. É muito importante a expertise do Caio”, afirmou Terra.

Prioridades dos ministros

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou logo após a posse que está conhecendo o ministério e que o objetivo maior é melhorar a qualidade de vida e a renda dos agricultores. Sobre os movimentos sociais ligados ao campo, como o MST, Terra garantiu que pretende manter o diálogo: “Nós não temos nenhuma intenção hostil a nenhuma entidade. Se o objetivo do movimento for assentar, dar terra pra quem precisa, nós vamos trabalhar juntos. Se o objetivo for ideológico, aí é um outro problema”.

Já o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reafirmou que vai discutir um novo modelo de seguro rural e que a prioridade da pasta é a garantia de renda do agricultor. De acordo com Maggi, o assunto Código Florestal Brasileiro (que está em avaliação no Supremo Tribunal Federal, por meio de ADIns) será debatido com o ministro do Meio Ambiente, Sarney filho, já a partir da próxima semana. “O ministro não tem intenção de revogar o Código Florestal. Não podemos criar mais confusão, temos que partir de onde estamos e o código foi debatido durante décadas – não dá pra voltar atrás”, disse Maggi.

O ministro ainda complementou que o maior defensor do meio ambiente é o próprio agricultor: “Eu sou, talvez, mais ambientalista do que muitos ambientalistas que falam e não praticam”.

Fernanda Farias, de Brasília Canal Rural

TCE/MT

Fonte: Canal Rural

Compartilhe!