Peru, Estados Unidos e Arábia Saudita ajudam a impulsionar as vendas do produto brasileiro no primeiro quadrimestre

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O Brasil apresentou crescimento em suas exportações de arroz  no balanço do primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril, foram US$ 108,2 milhões comercializados para o mercado externo, o que representa uma alta de 11% em relação ao mesmo período de 2015. A análise é feita pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz, (Abiarroz) com informações da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As ações do projeto Brazilian Rice – uma parceria entre a Abiarroz e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de arroz beneficiado – têm participação neste panorama. Nos mercados onde foram realizadas atividades de promoção comercial e de imagem a partir do Brazilian Rice, é possível notar o crescimento mais expressivo dos números.

“Este é o caso do Peru, que comprou 62% a mais de arroz brasileiro em dólares em 2016 e onde Brazilian Rice e as empresas do país participam desde 2014 da feira Expoalimentaria”, destaca Gustavo Ludwig, gerente do projeto. Ele lembra que a cotação do dólar, na casa dos R$ 4 no início do ano, também contribuiu para o resultado positivo das exportações do país de janeiro a abril.

Dentro dos mercados de destaque, o gerente cita ainda os Estados Unidos, para onde as vendas saltaram de US$ 2,8 milhões para US$ 8,5 milhões nesse período, após seguidas missões de prospecção e feiras do projeto, e Arábia Saudita, um mercado em fase de consolidação para o arroz do Brasil (o país participa desde 2012 da feira Gulfood, uma referência para esta região) e que cresceu 6% neste ano.

A expectativa é que neste ano o crescimento nas exportações se mantenha, apesar da baixa significativa do câmbio e da redução de cerca de 14% da safra de arroz. “Procuramos compensar essas dificuldades com a prospecção de novos mercados, ampliação das ações no mercado norte-americano e inclusão de novas empresas no processo exportador”, destaca Ludwig.

A próxima atividade do projeto Brazilian Rice é a participação na Rice Market & Technology Convention. Será entre os dias 31 de maio e 2 de junho em Houston, Texas. No evento, o arroz brasileiro terá um amplo e exclusivo espaço de relacionamento e fortalecimento de imagem com públicos estratégicos para o crescimento das exportações junto ao mercado norte-americano, Caribe e América Central.

Fonte : Canal Rural

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