Nessa segunda, dia 2, na Secretaria Municipal de Turismo (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa) foi realizado lançamento dos vídeos sobre os Caminhos Rurais da zona rural da Capital.
O Caminhos Rurais é uma iniciativa proposta, em 2005, pela Prefeitura de Porto Alegre e a elaboração dos vídeos contou com o apoio do Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS). São dois vídeos, um com 30 segundos, que será exibido nos ônibus da Carris, e outro vídeo institucional mais detalhado, com sete minutos de duração para ser apresentado em eventos, agências de turismo e hotéis.
Na Zona Rural, que abrange 11 bairros e ocupa cerca de 30% do território de Porto Alegre, estão localizadas as propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais. A agroecologia e sua diversidade, bem como a criação de ovelhas e cavalos, despertam interesse nesse destino que conta hoje com diversos empreendimentos e equipamentos turísticos, com potenciais diversos e atrativos como espaços para Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural, e de Estudos e Intercâmbio, além de tematizações diversas. O roteiro Caminhos Rurais busca ainda um novo modelo de desenvolvimento turístico, pautado no associativismo e no protagonismo da comunidade local.
Destacam-se também nessas propriedades a preocupação com a sustentabilidade e com a agricultura orgânica.A maioria das 13 integrantes do roteiro Caminhos Rurais participa também do Projeto Qualificar os Produtores de Hortifrutigrangeiros da Região Metropolitana de Porto Alegre, promovido pelo Juntos para Competir. O foco do projeto é capacitar as propriedades rurais no que se refere a parte gerencial e técnica. Com relação à gestão, existe o fomento à diversificação das atividades e uma dessas possibilidades é o Turismo Rural, objeto dos vídeos para divulgar os empreendimentos.
Conheça as propriedades integrantes do roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre:
— Cabanha Figueira
— Cabanha La Paloma
— Colônia Vila Nova Armazém e Café
— Granja Lia
— Granja Santantonio
— Pousada Haras Cambará
— Rossatto Garden Center
— RPPN Costa do Cerro
— Sítio Capororoca
— Sítio Chimango
— Sítio do Mato
— Sítio Santa Fé

Assessoria de Comunicação Sebrae-RS/ Senar-RS

Fonte: Farsul

Compartilhe!